1 min de leitura
CONCEPÇÕES DE LEITURA

O ensino de leitura tem sido objeto de pesquisa em todos os níveis de formação, inclusive na educação básica. Os estudos ganharam maior abrangência a partir da constatação de que ler é uma atividade complexa (KOCH, 2007), que demanda saberes que extrapolam o domínio das estruturas estritamente linguísticas, exigindo do leitor múltiplas competências para mobilizar saberes para além do que o texto apresenta.     

É consenso entre especialistas em ensino de línguas que a construção de sentidos é resultado da mobilização de saberes não só linguísticos mas também enciclopédicos, cognitivos e interacionais (KOCH, 2007). Conhecer o código linguístico constitui uma das etapas desse processo. (KLEIMAN, 2004). Conhecimentos específicos sobre o tema e as convenções de interação são igualmente importantes.         

As dificuldades de compreensão leitora de alunos da educação básica, notadamente no ensino fundamental II, não podem ter, portanto, como parâmetro inequívoco a falta de conhecimento linguístico, como se sugere.

Auxiliador Jairo de Sousa

Jairo Oliveira Miranda

Adquira o livro aqui.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.